People 2 People

Manifesto

A principal contribuição de Douglas Adams para a cultura nerd (e para a humanidade) foi fornecer a resposta para a pergunta mais importante de todas: Qual o sentido da vida, do universo e de tudo mais?

Nem é preciso ter lido a série literária de ficção científica O Guia do Mochileiro das Galáxias para saber que a resposta é: 42.

A enigmática resposta foi calculada durante milênios por um supercomputador chamado Pensador Profundo. A solução encontrada pelo Pensador Profundo, um grande anticlímax, é explicada com genialidade nas linhas seguintes do livro: a resposta não está errada, é esta mesmo; o problema é que NÃO SE SOUBE FORMULAR A PERGUNTA!

Adams disse que escolheu o número 42 aleatoriamente. Mas, uma teoria interessante diz que era uma referência à programação, onde 42 é o código ASCII para o asterisco (*), e o asterisco, em programação, significa “qualquer coisa”. Então 42 seria mais que um número aleatório, seria algo como “A resposta para o sentido de tudo é: qualquer coisa que você quiser”.

Então, se cabe a nós inventarmos o sentido, o segredo é saber fazer as perguntas corretas para que possamos chegar às repostas.

E se o mundo caminha para a inteligência artifical e robôs que nos darão as respostas, o que precisamos é nos preparar para sabermos fazer as perguntas!